Wine4Cast - Previsão espácio-temporal da produtividade vitivinícola para usabilidade multi-ator: integração de sensores óptico-fotónicos remotos, inteligência artificial

Wine4Cast - Previsão espácio-temporal da produtividade vitivinícola para usabilidade multi-actor: integração de sensores óptico-fotónicos remotos, inteligência artificial
EM CURSO 

Com este projeto pretende-se, através de uma abordagem integrada que envolve a utilização de diferentes parâmetros (metereológicos, pólen, contagens tradicionais) e de uma componente tecnológica de sensorização, criar métodos para a previsão da produtividade, com uma antecedência que poderá, em alguns casos, ultrapassar um ano.  

O Wine4cast irá utilizar dados de diversas fontes como o pólen atmosférico, detecção remota, fenologia para treino e avaliação dos modelos de machine learning para a deteção das componentes de produção. Neste projeto, a utilização de sensores ótico-fotónicos proximais com diferentes resoluções espectrais, montados em plataformas terrestres ou aéreas, permitirá apoiar o viticultor com a fenotipagem digital das componentes de produção. Estes sensores ótico-fotónicos proximais disponibilizam o mapeamento das componentes de produção, para elaborar a previsão de produção ao nível da parcela, ou mesmo em zonas intra-parcela, numa ótica de viticultura de precisão. Além disso, também disponibiliza a previsão de produção à escala regional através da quantificação do pólen atmosférico, seguido de uma abordagem inovadora utilizando técnicas de deteção remota (satélites de observação da terra, ex. Sentinel) para determinar o impacto das condições pós-floração na produtividade.

O Wine4Cast é um projeto PRR - Projectos I&D+i - Agricultura 4.0”, a implementar entre Janeiro de 2023 e Dezembro de 2025, coordenado pelo INESC TEC, em parceria com ADVID/CoLAB VINES&WINES, Duorum Vinhos, S.A., FCUP, Sociedade Vitivinícola Terras de Valdigem, S.A., Real Companhia Velha, S.A., Pólo de Inovação de Nelas, SPIN.WORKS, COTHN e Francisco Donas-Botto Rodrigues.