VINCI - Vin, Innovation et Compétitivité Internationale
CONCLUÍDO
Esta parceria - de França, Portugal e Espanha - é constituída, respetivamente, pelo promotor Université de Bordeaux e os copromotores: a Fruition Sciences, Toulouse School of Economics e Bordeaux Aquitaine Inno´vin; a ADVID, UTAD e IVDP; a Universidad Zaragoza, RemOT Technologies, Aragón Exterior e Universidad de Castilla la Mancha. Tem ainda 10 parceiros associados, dos quais A Wine and Soul, LDA.
O projeto recorre a uma abordagem sistémica das atividades a montante e a jusante das PME, ligando os problemas agrícolas (produção) aos da competitividade internacional. Assenta em duas novas ferramentas inovadoras, uma para prever produções e outra para otimizar as vendas no exterior.
Combinando dados de oferta (produção esperada) e procura fornecerá informação sobre as quantidades, os preços e os destinos mais pertinentes das exportações.
Baseia-se em modelos de comércio internacional que permitem estimar o potencial de mercado dos países importadores para cada região do SUDOE, através de fatores como: nível de rendimento, taxas de câmbio e todo um conjunto de variáveis macroeconómicas e microeconómicas, tais como as preferências dos consumidores (incluindo diferenças culturais e genéticas das populações), elasticidades procura-preço, etc.
Esta ferramenta de ajuda à tomada de decisão e à adaptação das PME ao mercado, será disponibilizada na forma de um website (observatório) e de aplicativo de smartphone.
Acompanhe as atividades do projeto em http://vincisudoe.eu/
Entrevista a Nelson Machado - ADVID/CoLAB VINES&WINES
Flyer
Infográfico
Fotogaleria do Evento Regional - Workshop: O impacto da inovação no suporte às PMEs do Setor Vitivinícola (8 de Março)