PRR - Vine & Wine PT: Decision-support systems (DSSs) for viticulture and winemaking practices

Pretende-se que esta plataforma de apoio à decisão transversal se possa constituir como um apoio à melhoria da eficiência da gestão das práticas culturais, incluindo a redução da gestão de fatores de produção /ha, assim como do número de operações manuais e mecanizadas em cada campanha, concomitantemente com uma estabilização da produção anual, assegurando simultaneamente a qualidade das uvas, e, necessariamente, dos vinhos produzidos. Nesse sentido, o serviço a ser criado no âmbito deste projeto, suportado pela plataforma a ser desenvolvida, providenciará ao setor, em tempo útil, aconselhamentos na forma de informação pronta a ser utilizada, levando assim a esta melhoria na gestão das práticas culturais.
Para o efeito, a plataforma VineWDSS, a ser desenvolvida, acederá a dados provenientes de múltiplas fontes e diversos formatos, que permitirão o desenvolvimento de camadas adicionais baseadas em Inteligência Artificial, que permitirão compilar a mesma, e converter a sua aquisição em tempo real, em informação espacial e temporal imediatamente utilizável no que diz respeito ao apoio à decisão.

Este é um subprojeto da Agenda Mobilizadora PRR - Vine & Wine PT - “Vine and Wine Portugal – Driving Sustainable Growth Through Smart Innovation”, a implementar entre Janeiro de 2023 e Dezembro de 2025, coordenado pela UTAD em parceria com a ADVID/CoLAB VINES&WINES, IMMERA, Ribeiro Machado Mendes Silva, Symington Family Estates, S.A. e Niepoort (Vinhos), S.A..