PRR - Vine & Wine PT: MiKS4Vine and ZEONI - New Products/formulations to promote a vine more resilience to climatic changes

O projeto MiKS4Vine and ZEONI tem como objetivo potenciar a sustentabilidade do setor, diante de um cenário de alterações climáticas, encontrando estratégias rentáveis de adaptação à seca, através da aplicação de diferentes compostos na vinha em articulação com a utilização de cobertos vegetais.

Nesse sentido, será desenvolvida duas abordagens inovadoras de adaptação da vinha à seca. Por um lado, será desenvolvida uma nova formulação de película de partículas exógenas (MiKS), para melhorar a eficiência da utilização da água da videira, preservando/melhorando a qualidade e tipicidade do vinho. Pretende-se, através de uma abordagem multidisciplinar, combinando fisiologia vegetal, metodologias moleculares e metabólicas: i) revelar os efeitos do tratamento MiKS em diferentes fases vegetativas que influenciam as relações da água da videira, o desempenho fotossintético e a qualidade dos bagos; ii) descobrir a eficácia da aplicação de MiKS como uma estratégia de mitigação rentável contra a seca. Por outro lado, serão também avaliadas e otimizadas as sinergias entre a utilização de zeólitos, inibidores de nitrificação e cobertos vegetais, como forma de promover a resiliência da vinha diante das alterações climáticas.

Este é um sub-projecto da Agenda Mobilizadora PRR - Vine & Wine PT - “Vine and Wine Portugal – Driving Sustainable Growth Through Smart Innovation”, a implementar entre Janeiro de 2023 e Dezembro de 2025, coordenado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em parceria com ADVID/CoLAB VINES&WINES, Universidade de Évora, Tecniferti e Symington.

Ficha de Projeto Vine & Wine Portugal