EYESonTRAPS – Aplicação móvel para contagem automática de pragas-chave da vinha

       

EM CURSO 

O EyesOnTraps, está a ser desenvolvido pela Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID), Fraunhofer Portugal Research e GeoDouro – Consultoria e Topografia, Lda (co-promotor principal). Como stakeholders participam vários representantes do sector do vinho, entre os quais a Sogevinus Quintas SA, a Adriano Ramos Pinto – Vinhos SA e a Sogrape Vinhos, SA.

EyesOnTraps+ é um projecto inovador que culminará numa aplicação móvel que permitirá a contagem automática de “pragas-chave” em armadilhas na vinha (traça-da-uva, cigarrinha-verde, cigarrinha da Flavescência Dourada), com o objectivo de diminuir o erro humano e acelerar o processo de análise e decisão. Mas não só: será também possível o registo automático de temperatura, através de um sensor acoplado, o que permitirá implementar modelos como a emissão de alertas ou avisos ao viticultor/técnico.

Estes alertas darão indicação mais precisa dos períodos ideais para a realização das estimativas do risco das pragas, suportando o correcto posicionamento de tratamentos inseticidas, maximizando a sua eficácia e promovendo o seu uso sustentável.

A utilização destas ferramentas de monitorização automática em conjugação com a aplicação de modelos de previsão de pragas, incorporados em sistemas de apoio à decisão pretendem apoiar os viticultores da região do Douro no processo de monitorização de pragas e na tomada de decisão contribuindo para o uso sustentável dos pesticidas, cumprindo os objetivos da DIRECTIVA 2009/128/CE.

Acompanhe as atividades do projeto aqui http://www.eyesontraps.pt/ 


 

Documentos:

Ficha técnica do projeto eyesontraps