Conservação e seleção de castas antigas de Videira

CONCLUÍDO

Desde a sua fundação, a ADVID tem colaborado com a "Rede Nacional de Seleção da Videira" e, a partir de 2009, com a Associação Portuguesa para a Diversidade da Videira (PORVID), na conservação da variabilidade intravarietal das castas e na seleção de largas dezenas das tidas como mais importantes a nível nacional.
Neste âmbito, e visando finalizar os processos de conservação e do melhoramento de um largo número de castas de grande interesse atual, são dinamizadas as seguintes atividades:

  • caracterização morfológica, agronómica, bioquímica e biomolecular de clones de 13 castas;
  • avaliação agronómica e tecnológica de clones de outras 16 variedades;
  • inscrição no Catálogo Nacional de Variedades de 7 clones de cada uma de 9 variedades (Avesso, Azal Branco, Borraçal, Moscatel Galego, Moscatel Graúdo, Rabigato, Touriga Nacional, Viosinho, Vital), perfazendo o total de 63 clones.

Em 2021, a ADVID continuará a colaborar nas atividades de caracterização morfológica, agronómica e físico-química das coleções de conservação instaladas na região do Douro. Em colaboração com a PORVID, pretende ainda vir a organizar sessões de trabalho com os associados que colaboram nesta linha temática.