CoaClimateRisk

CONCLUÍDO

O projeto CoaClimateRisk, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, tem como objetivo avaliar os impactos das alterações climáticas e medidas de adaptação para as principais culturas agrícolas no Vale do Côa. 

Para este propósito, um conjunto de modelos climáticos regionais de última geração, forçados por cenários de emissão de gases de efeito estufa recém-desenvolvidos, serão usados para desenvolver projeções climáticas de alta qualidade. Será ainda, feito o estudo das medidas de adaptação, que serão simuladas em climas futuros, como a rega, coberto vegetal e seleção de variedades.

Os dados recolhidos irão contribuir para calcular uma zonagem bioclimática de alta resolução das culturas selecionadas em climas atuais e futuros, com previsão até 2100. Essa zonagem revelará não apenas a adequação atual, mas também futura, de uma determinada região a uma cultura específica.

Posteriormente, serão utilizados modelos dinâmicos de culturas para avaliar os impactos das alterações climáticas na produtividade potencial das culturas, à escala local.

O projeto Coa Climate Risk tem como parceiros, para além da ADVID, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), a SOGRAPE, a fundação CÔA PARQUE e a Universidade do Minho.


Apoio: