Boas práticas agrícolas para a biodiversidade no contexto das alterações climáticas
CONCLUÍDO
Promover a adoção de boas práticas agrícolas que incrementem a biodiversidade nas explorações agrícolas adaptadas às diferentes realidades agrícolas nacionais, como contributo importante para a adaptação e mitigação aos efeitos das alterações climáticas é o principal objetivo deste projeto.
Projeto sob a coordenação da CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal, com a participação da ADVID, SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, LPN - Liga para a Protecção da Natureza (LPN) e GPP- Gabinete de planeamento e Políticas. Participam como stakeholders a Quinta de Murças, a Quinta de D. Matilde e a Symington Family Estates.
Ficha Final do Projecto
Financiado por:
No âmbito do projecto foi realizado um Relatório Não Técnico onde são apresentados os principais resultados do projeto e a proposta de medidas de incentivo à adoção pelos agricultores de boas práticas promotoras da biodiversidade a integrarem a Arquitetura Verde da PAC.
Para transmitir aos agricultores, informação mais detalhada sobre a forma de implementar estas boas práticas nas suas explorações foram elaboradas ainda os seguintes folhetos e manuais:
Guia de Construção de Muros de Pedra Seca
Guia realizado no âmbito do projecto "Boas práticas agrícolas para a biodiversidade no contexto das alterações climáticas"Enrelvamento
Folheto técnico sobre o enrelvamento como boa prática para a a biodiversidade no contexto das alteraçõesclimáticas.
Sebe viva ou multifuncional
Folheto técnico sobre sebes como boa prática para a a biodiversidade no contexto das alteraçõesclimáticas.
Bosquetes
Folheto técnico sobre bosquetes e a importância destes para a biodiversidade no contexto das alteraçõesclimáticas.
Galerias Ripícolas
Folheto técnico sobre galerias ripícolas e a importância destes para a biodiversidade no contexto das alteraçõesclimáticas.