Waterflow - Mapeamento do Stress Hídrico na vinha através de uma rede de sensores é uma das ideias vencedoras da 4ª edição do Programa PROMOVE o Futuro do Interior
Waterflow - Mapeamento do Stress Hídrico na vinha através de uma rede de sensores é uma das ideias vencedoras da 4ª edição do Programa PROMOVE o Futuro do Interior, uma iniciativa da Fundação “LaCaixa”, em colaboração com o BPI e a FCT.
Esta ideia, que surge da colaboração da ADVID/CoLAB VINES&WINES com a Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro e que conta com o apoio da Real Companhia Velha, tem como propósito o desenvolvimento de um projeto a ser realizado por alunos desta Instituição de Ensino Superior. O principal objetivo é a utilização de uma rede de sensores para a avaliação espacial do estado hídrico da vinha, de forma contínua, com recurso a tecnologia atual, não invasiva e de menor custo.
O desenvolvimento deste projeto permitirá não só ultrapassar as dificuldades dos métodos tradicionais de medição do stress hídrico, mas também possibilitar aos produtores o acompanhamento do estado hídrico das parcelas em tempo real e à distância, apoiando a tomada de decisão e contribuindo para a sustentabilidade das explorações. A iniciativa pretende ainda contribuir para a criação de novas soluções tecnológicas, mais acessíveis aos produtores, levando à dinamização dos territórios do interior.