SFT-EDIH - Smart Sustainable Farms Foods and Trade (European Digital Innovation Hub)

SFT-EDIH - Smart Sustainable Farms Foods and Trade (European Digital Innovation Hub)

EM CURSO

O projeto SFT-EDIH - Smart Sustainable Farms Foods and Trade (European Digital Innovation Hub) tem como objetivo o desenvolvimento, disponibilização e fornecimento de um portfólio de serviços digitais que visam auxiliar uma transição do sector agro-alimentar para sistemas agrícolas sustentáveis apoiados pela digitalização de processos, o que permitirá, para além do aumento da eficiência, a rastreabilidade e qualidade da cadeia de valor do campo até à mesa.

O SFT-EDIH centrar-se-á no apoio, divulgação e adopção de tecnologias digitais avançadas para as PME's agro-alimentares, através do desenvolvimento, teste, experimentação e exploração de práticas emergentes e sustentáveis. Devido à amplitude da cadeia de valor agro-alimentar, visando 3 segmentos principais de clientes:

  • sector primário;
  • indústria transformadora;
  • distribuição.

Para o sector primário, o SFT-EDIH fornecerá capacitação e tecnologias e técnicas digitais inovadoras para permitir abordagens agrícolas sustentáveis, bem como proporcionar uma intensificação mais sustentável dos modelos de produção e dos rendimentos tradicionais das culturas, aumentando o valor económico, consequentemente atraindo novos investidores e mercados, gerando assim novos empregos.

Ao combinar o poder da Ciência de Dados, Internet das Coisas (IoT), algoritmos de IA e Robótica no sistema de produção agrícola, o SFT-EDIH implantará os blocos de construção que aumentarão o rendimento e a qualidade da produção, reduzindo os insumos agrícolas e fornecendo uma modelo de produção eficiente.
Relativamente à transformação, as actividades estão directamente ligadas à resolução de questões importantes que actualmente afectam o processamento de alimentos, nomeadamente, no que diz respeito à rastreabilidade, garantia e qualidade, indústria 4.0 e avaliação digital de certificações.

Assim, em primeiro lugar, o SFT-EDIH auxilia directamente as PMEs do sector agro-alimentar a rastrear o fornecimento de matérias-primas, vinculando-as directamente às actividades do sector primário. Em segundo lugar, o SFT-EDIH também facilitará ferramentas digitais para a digitalização da transformação e robótica para o chão de fábrica, para que as PMEs de processamento de alimentos possam corrigir os sistemas de controlo e qualidade de forma acessível. Em terceiro lugar, e como consequência, o SFT-EDIH proporcionará às PME de comercialização e distribuição uma oportunidade de valorização do produto.

Coordenado pela BGI em parceria com a ADVID/CoLAB VINES&WINES, INESC-TEC, APED, Beta-i, CoLAB4Food, COTEC, COTNH, FIPA, Food4Sustainability, Fraunhofer, INIAV, IPP, ISA, ISEL, ISQ, INTEGRALAR, SF-CoLAB, SGS Portugal, UBI, UCP, UNINOVA, UTAD, SPM, Kiwa Sativa, CONFAGRI).

 
AVISO N.º 03/C16-i03/2022
Apresentação de candidaturas para desenvolvimento de projetos no âmbito da medida Rede Nacional de Polos de Inovação Digital (DIH)