WATSON

WATSON - An overall frameWork with Anticounterfeit and inTelligence-based technologieS that will assist food chain stakehOlders in rapidly identifying and preveNting the spread of fraudulent practices.

Objectivos: Desenvolvimento de uma estrutura tecnológica antifraude, baseada em inteligência artificial, e recorrendo sensores e etiquetas digitais, que permitirá identificar e prevenir práticas fraudulentas no setor da vinha e do vinho.

Trata-se de um projeto que visa a proteção do setor agro-alimentar através da rastreabilidade com recurso a meios tecnológicos, tanto da qualidade, como para efeito de prevenção de fraude, sendo que o caso de estudo a ser implantado em Portugal, incide no setor do vinho e da vinha.
Este projeto está assente em três pilares: i) a identificação de lacunas de dados ao longo das cadeias de produção e comercialização; ii) do desenvolvimento de métodos, processos e ferramentas para detectar e prevenir a fraude; iii) fomentar uma colaboração efectiva entre setor da produção e autoridades públicas através da geração de fluxos de informação confiáveis. Para a persecução destes propósitos, o projeto WATSON assentará na utilização de diferentes tecnologias emergentes (IA, IoT, DLT, do inglês Distributed Ledger Technology, etc).