Sustentabilidade económica

A linha estratégica Sustentabilidade Económica contribui para a valorização e reconhecimento nacional e internacional dos vinhos portugueses, através de estudos que permitam conhecer melhor o consumidor atual, recorrendo a abordagens baseadas nas ciências do consumidor e sociais. 


Esta linha estratégica prevê o estudo das práticas-chave ao longo da cadeia de conceção-produção-consumo que podem influenciar a qualidade percebida e os custos inerentes a esse reconhecimento.

Objetivos:

  • Analisar as preferências do consumidor subjacentes ao comportamento de compra do vinho;
  • Aumentar o conhecimento da relação entre a identidade de uma vinha e o perfil do(s) vinho(s) que esta produz;
  • Analisar aspetos territoriais da competitividade, nomeadamente a valorização do terroir na qualidade e valor comercial dos vinhos portugueses;
  • Analisar o impacto económico das alterações climáticas, nomeadamente em termos de custos com mão de obra, da produtividade e da qualidade final do produto, entre outros;
  • A avaliação económica dos diferentes modos de produção (convencional / integrada / biológica), com inclusão das alternativas ao uso de fitofármacos.


Esta linha de investigação tem sido suportada pelos trabalhos desenvolvidos nos seguintes projetos: