Potencial enológico

Desenvolver e disponibilizar ferramentas e elaborar guias de referências para apoio à utilização racional do território vitícola são os principais objetivos desta linha de trabalho focada no desenvolvimento de atividades de I&D&I com vista à aplicação de tecnologias e metodologias inovadoras.


A linha estratégica Potencial Enológico tem como objetivo principal contribuir para a organização e gestão adequada do território vitivinícola, recorrendo a atividades de I&D&I com vista à aplicação de tecnologias e metodologias inovadoras. 

Tendo por base dados ambientais de natureza diversa (características edafoclimáticas e geomorfológicas, vegetação, formas de utilização), pretende-se classificar o território consoante elementos de terroir. A associação a parâmetros de avaliação da uva, possibilitará a avaliação do desempenho da videira nos diferentes terroirs. 

Recorrendo a ferramentas de micro-zonagem, a recolha de dados de maturação da uva in loco e em tempo real, de forma não invasiva, possibilita uma gestão personalizada ao nível da parcela e a avaliação do impacto do terroir na qualidade da uva. Em última instância, será possível definir itinerários para a uva, consoante a sua qualidade e o tipo de vinho pretendido, com o intuito de otimização de operações em adega e maximização do potencial enológico da uva. 

Objetivos: 

  • Desenvolver uma plataforma SIG e elaborar guias de referências para apoio à utilização racional do território vitícola;
  • Disponibilizar ferramentas de apoio à micro-zonagem para gestão adequada/racional do território vitícola; 
  • Estabelecer critérios que permitam relacionar parâmetros de avaliação da qualidade da uva a parâmetros qualitativos do vinho;
  • Desenvolver ferramentas para valorização da uva.


Esta linha de investigação é suportada pelo trabalho desenvolvido nos seguintes projetos: