Apoios à renovação do parque de tratores agrícolas

05-04-2021
Apoios à renovação do parque de tratores agrícolas

Encontra-se aberto um novo período de candidaturas ao apoio a pequenos investimentos em explorações agrícolas (operação 3.2.2, do PDR2020, 10º anúncio). 

Com a designação Renovação do Parque de Tratores Agrícolas – Next Generation, a operação visa apoiar a aquisição de tratores e tem candidatura aberta até às 19 horas do dia 31 de maio de 2021. 

As candidaturas destinam-se à substituição/abate de tratores com mais de 10 anos e com apólice de seguro ativa em nome do promotor a 31 de Dezembro de 2020 (condição de elegibilidade) e abrangem todo o território nacional.

A dotação orçamental da operação é de 15 milhões de euros e o montante máximo elegível é de 50.000 €, com taxa de financiamento até 70%. 

Para a correta instrução da candidatura serão necessários os seguintes elementos:

  • Declaração de inicio de atividade e certidão permanente (quando aplicável);
  • Para os tratores de rodas: Documento Único de Circulação e apólice de seguro;
  • Para os tratores de rastos: Fatura de aquisição, fotografia do quadro do trator, registo de propriedade junto da Autoridade Tributária e apólice de seguro;
  • Sempre que exista, folheto com características técnicas do trator a adquirir.

A ADVID encontra-se disponível para a formalização das candidaturas. Para qualquer esclarecimento adicional devem contactar: Igor Gonçalves, email igor.goncalves@advid.pt

Disponibilizamos ainda a OTE n.º 137/2021 com a explicitação de informações complementares relativas à apresentação de candidaturas, assim como a Portaria 73/2021 (versão republicada da portaria 107/2015) que regulamenta esta operação.