GrapeMicrobiota - Interações metaboloma-microbiota em 3 castas de videira da Região do Douro

Grapemicrobiota

EM CURSO

O projeto Grapemicrobiota tem como objetivo explorar o microterroir para valorização da tipicidade dos vinhos, descartando os riscos associados às fermentações espontâneas, através do estudo de interações metaboloma-microbiota em 3 castas da região Douro. Para este efeito prevê a caracterização, selecção e valorização de leveduras autóctones das castas Touriga Nacional, Sousão e Viosinho.

Em 2022, as atividades previstas compreenderão a caracterização da comunidade microbiana e do metaboloma das amostras recolhidas na vindima de 2021. Serão ainda realizados estudos extensivos de fenómica para seleção de estirpes de leveduras proeminentes a serem usadas como culturas starter na produção de vinho. À semelhança do efetuado em 2021, serão recolhidas amostras das três castas durante a vindima de 2022.

Financiado pela FCT, este projeto é coordenado pela Universidade do Minho (UM), em parceria com a ADVID, Universidad de Zaragoza (UNIZAR), e a Université François-Rabelais de Tours (UFR).

A Sogevinus colabora neste projeto através da disponibilização das suas vinhas para a recolha de amostras das castas a estudar, bem como na realização das fermentações em larga escala.

Ficha de Projeto