Workshop: A problemática das Pragas na Viticultura atual - Apresentação Final do Projeto I&DT EYESonTRAPS

27-01-2023

Realiza-se no próximo dia 27 de Janeiro, no Regia-Douro Park em Vila Real o Workshop: A problemática das Pragas na Viticultura atual, onde irão ser apresentados os resultados do projeto e os próximos passos a realizar no âmbito do mesmo. 

A produção vitivinícola configura um dos mais importantes setores económicos nacionais e internacionais, onde a exportação de vinhos tem crescido nos últimos anos e a qualidade dos mesmos é já um selo associado aos mesmos.
Num contexto de alterações climáticas, uma das ameaças à viticultura está relacionada com a ocorrência de pragas, as quais, para além de afetarem a qualidade da uva, podem transmitir doenças de quarentena, comprometendo seriamente a viabilidade desta cultura. A imprevisibilidade desta ameaça e a dificuldade em monitorizar o grau de risco dificulta a definição de estratégias eficazes, que minimizem o número de tratamentos fitossanitários a aplicar. O projeto EYESonTRAPS pretendeu dar um contributo para este processo, através do desenvolvimento de uma solução integrada (móvel + web) para a identificação e quantificação de pragas, que suporte o registo de temperatura localizada, a monitorização automática de insetos em armadilhas e um modelo de apoio à decisão.
O objetivo final da solução é o de diminuir o erro humano e automatizar a análise, aconselhamento e partilha de informação entre os agentes intervenientes.

PROGRAMA e INSCRIÇÔES