Prémio ADVID 2016
Na 8ª edição do Prémio ADVID, a partir de uma selecção de trabalhos, feita pela Direcção da ADVID, o Júri do Prémio decidiu atribuir o
Prémio ADVID 2016 - Prof. Dr. Pedro Amaro, ao trabalho:
Autores:Lia-Tânia Dinis, Sara Silva Bernardo, Artur Jorge da Silva Conde, Diana Pimentel, Helena Maria Fernandes Ferreira, Luís Félix, Hernâni Gerós, Carlos Manuel Correia e José Moutinho-Pereira.
Este trabalho foi desenvolvido por uma equipa de investigadores da
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Universidade do Porto e Universidade do Minho, tendo como objectivo o estudo da aplicação foliar do caulino como estratégia para reduzir o impacto do calor e da seca nas vinhas do Douro. As alterações climáticas que se têm feito sentir: ondas de calor, altas intensidades de luz e déficit hídrico, estão a tornar-se ameaças importantes em muitas áreas vitícolas de todo mundo, portanto, a implementação de estratégias de mitigação económicas e eficientes é crucial para a produção de vinhos
premium, mantendo-se a produtividade.
Em 2018 a ADVID decidiu homenagear o
Prof. Dr. Pedro Amaro, atribuindo o seu nome ao Prémio ADVID 2016.
Prof. Dr. Pedro Amaro (1926-2014) - Prof. Catedrático do Instituto Superior de Agronomia (ISA-UL), condecorado com a Ordem da Instrução Pública, foi Presidente do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Presidente do Conselho Europeu de Herbologia, entre outros.
Foi pioneiro em Portugal no ensino da Fitofarmacologia, Herbologia e Protecção Integrada, e o principal responsável pela implementação das estratégias de Protecção e Produção Integrada na produção vegetal, com especial ênfase e sucesso na cultura da vinha. Conta com uma vasta obra publicada nesta temática e demonstrou sempre uma grande ligação, conhecimento e empenhamento a bem da viticultura da Região Demarcada do Douro.