Newsletter

Área de Associados

Acompanhamento da Maturação da uva



O processo de maturação vai determinar a qualidade da uva, daí que o momento da vindima seja um importante factor na produção de vinhos com qualidade.

Durante a maturação o teor dos açúcares aumenta regularmente, enquanto o teor dos ácidos orgânicos diminui, nomeadamente do ácido tartárico e do ácido málico. Este decréscimo leva à diminuição da acidez total e a um aumento do pH.
 
Na produção de vinhos tintos é necessário ter em conta a maturação fenólica das uvas, através da determinação da concentração de compostos fenólicos, bem como a sua extratibilidade durante a vinificação já que são estes compostos que conferem ao vinho atributos sensoriais como a estrutura, acidez, adstringência e cor o que permite ao enólogo explorar o máximo potencial da uva.
 
 A ADVID oferece-lhe serviços analíticos para acompanhamento da maturação das uvas através da avaliação dos componentes da sua qualidade:
 
- Análise Sumária (Peso dos Bagos, Açúcar, Acidez Total e pH), com gráfico de evolução dos parâmetros, nas amostras repetidas semanalmente, e resposta no próprio dia se as amostras forem entregues até às 12h; 

- Análise Sumária e Fenólica (Peso dos Bagos, Açúcar, Acidez Total, Ácido Málico, pH, Taninos Totais, Antocianas Totais, Polifenóis Totais, e Taninos e Antocianas Extraíveis nas amostras de vindima), com gráfico de evolução dos parâmetros, nas amostras repetidas semanalmente, e resposta em 48h;  

- Análise complementar a mostos (Ácido Glucónico e Azoto Assimilável) – resposta no próprio dia se as amostras forem entregues até às 12h.
 

Voltar à página anterior 
Nº de visitas:
free hit counter